ccs-logo

Destaque

MINISTRO DO MCTIC INAUGUROU UNIDADE DE MICROSCOPIA NO CCS

Foto: Paulo Chaffin

Ministro do MCTIC inaugurou Unidade de Microscopia no CCS 1 2017

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), inaugurou, 14/8, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), a Unidade de Microscopia Avançada do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem - CENABIO -, laboratório multiusuário da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Kassab foi recebido pela vice-reitora da UFRJ, profª Denise Nascimento; pela decana do CCS, profª Maria Fernanda Quintela; e pelos profs. Adalberto Vieyra, Jerson Lima, Luis Eurico, Maria Cynésia Medeiros de Barros, Ednilson Porangaba Costa, Eduardo Cortes, Anaize Borges e Francisco Esteves.

Ele destacou que "a missão da Unidade de Microscopia Avançada é proporcionar aos seus usuários uma completa infraestrutura, à altura das mais modernas técnicas, de forma a consolidar uma rede capaz de analisar sistemas biológicos em dimensões nanométricas".

Observou que “o CENABIO cobre uma lacuna nas ciências biomédicas brasileiras, ao oferecer à comunidade científica o que existe de mais sofisticado em bioimagem na América Latina. O centro combina conhecimentos das áreas de biologia, engenharia, física, informática, matemática e química".

Ministro do MCTIC inaugurou Unidade de Microscopia no CCS 2 2017

Kassab conheceu um microscópio de super-resolução e visitou as outras duas unidades do CENABIO, com equipamentos para análise de biologia estrutural por meio de técnicas como fluorescência e luminescência, ressonância magnética nuclear, ultrassonografia e tomografia. Ele ainda se reuniu com o Conselho Gestor do centro da UFRJ, ao lado do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza, e da vice-reitora da UFRJ, Denise Nascimento.

O CENABIO, Laboratório multiusuário do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CSS), situado no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, oferece, desde 1998, abordagens experimentais para obtenção de imagens de órgãos, células e biomoléculas. Em 2009, o laboratório passou a contar com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Indeb), a partir de programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O CENABIO é formado por três centros de equipamentos: a Unidade I possui equipamentos de ressonância magnética nuclear (RMN) para estudos de moléculas em estado líquido e sólido. Os equipamentos consistem em espectrômetros de RMN de 400MHz, 500MHz, 600MHz, 700MHz, 800Mhz e 900Mhz. São utilizados para estudos de estrutura e dinâmica de biomoléculas; caracterização da interação entre moléculas; identificação do sítio de ligação de fármacos com proteínas; triagem, avaliação e comparação estrutural de moléculas, entre outros. Lá tem o espectrômetro de 900MHz, que é o equipamento mais recente da unidade, e único na América Latina.

A Unidade II é formada por equipamentos para obtenção de imagens in vivo de animais pequenos. São eles: RMN 7 Tesla, PET/SPECT/microCT, IVIS-Lumina e plataforma de ultrassonografia. Estes equipamentos permitem obter imagens anatômicas e funcionais de órgãos, sistemas e do organismo como um todo. A unidade está equipada ainda com sala de cultura de células, citômetro de fluxo e sistema para triagem de novas drogas.

A Unidade III consiste no centro de microscopia, equipada com microscópios eletrônicos de varredura, microscópios eletrônicos de transmissão, microscópios de força atômica e microscópios óticos. Os equipamentos permitem caracterizar em alta resolução superfícies de materiais biológicos e não biológicos; analisar estruturas celulares, organelas e moléculas a nível atômico, caracterização química de amostras por espectroscopia de raio-x, entro outras análises.

Ministro do MCTIC inaugurou Unidade de Microscopia no CCS 3 2017

Notícias

Ministro do MCTIC inaugurou Unidade de Microscopia no CCS
Ministro do MCTIC inaugurou Unidade de Microscopia no CCS

Foto: Paulo Chaffin O ministro da Ciência, Tec…

PROGRAMA DE SEMINÁRIOS LASSBio
PROGRAMA DE SEMINÁRIOS LASSBio

O Prof. Dr. Nailton M. Nascimento Jr. vai minist…

HATHA YOGA NO CCS
HATHA YOGA NO CCS

A chefe de gabinete da Decania do Centro de Ciê…

ENCONTRO SABORES E SABERES
ENCONTRO SABORES E SABERES

O Instituto de Nutrição Josué de Castro, unid…

Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade
Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade

Alunos, professores e técnico-administrativos d…

acesso-a-informacao