ccs-logo

Destaque

MISSA EM MEMÓRIA DO PROF. MÁRIO ALBERTO

Missa do Professor Mario Alberto Cardoso da Silva Neto 2017

A direção do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/UFRJ - unidade acadêmica vinculada ao Centro de Ciências da Saúde - convida a todos para a Missa em memória do Prof. Mario Alberto Cardoso da Silva Neto. A cerimônia será realizada no dia 25 de maio de 2017, quinta-feira, às 12 horas, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no subsolo do Bloco K do Prédio do Centro de Ciências da Saúde. Mário Alberto Cardoso da Silva Neto faleceu dia 11/5 e foi sepultado no dia seguinte no cemitério São Francisco Xavier.

 

TABAGISMO: INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA PESQUISAS

Tabagismo - Informacao e Orientacao para pesquisas 2017

Em parceria com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, o projeto "Biblioteca Central do CCS nas Estações" promoverá a sua campanha de 2017 de combate ao tabagismo trazendo, além de materiais e depoimentos de cunho informativo, uma oficina sobre estratégias de busca, focada nessa temática. O evento se realizará dia 31/5, das 10 às 15 horas, no hall de entrada da Biblioteca do CCS, no Prédio do CCS, na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco L, na Cidade Universitária. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail: ccsbib@acd.ufrj.br.

 

PROFª DO IECS GANHOU PRÊMIO FAZ DIFERENÇA

Profa do IECS ganhou Premio Faz Diferenca 2017

A médica Kátia Bloch, professora associada de Epidemiologia e Diretora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto de estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ, unidade acadêmica vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi premiada na categoria Ciência e Saúde na 14ª edição do Prêmio Faz Diferença, em 30/3. O prêmio é uma iniciativa de O Globo, junto com a FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio, que distinguiu o trabalho e o talento de pessoas, instituições e empresas brasileiras que se sobressaíram nas suas áreas de atuação no ano passado.

Ela coordenou Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), primeira e maior pesquisa já realizada no país sobre a saúde de jovens de 12 a 17 anos. O trabalho, que coletou dados de milhares de estudantes, identificou altas taxas de sobrepeso, colesterol e hipertensão entre adolescentes, evidenciando ainda que os jovens comem mal, com dieta baseada em alimentos processados, e fazem pouco exercício.

- A obesidade é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. E poderia fazer com que essa geração de jovens tivesse uma expectativa de vida menor que a de seus pais. Então só tenho a agradecer a todos que participaram dessa empreitada. Pesquisa e educação são fundamentais para continuar buscando caminhos para melhorar a saúde do país - disse ela ao receber o prêmio das mãos da colunista Lydia Medeiros, do editor de Radar do site do GLOBO, William Helal, e do chefe da Sucursal de São Paulo, Aguinaldo Novo.

Kátia Vergetti Bloch foi graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1983 e, na mesma universidade, concluiu mestrado em Clínica Médica, em 1990. Fez doutorado na Universidade Federal da Bahia/London School of Hygiene and Tropical Medicine, em 1997. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas: hipertensão arterial, epidemiologia de doenças crônicas e sistemas de informação em saúde. Atualmente é coordenadora executiva nacional do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes - ERICA, estudo multicêntrico nacional que avaliou o perfil de risco cardiovascular de cerca de 75 mil estudantes de 12 a 17 anos.

Notícias

Missa em memória do Prof. Mário Alberto
Missa em memória do Prof. Mário Alberto

A direção do Instituto de Bioquímica Médica …

Ex-ministro Bresser-Pereira no Ciclo Brasil e suas Perspectivas
Ex-ministro Bresser-Pereira no Ciclo Brasil e suas Perspectivas

O próximo palestrante dentro da série Cic…

UFRJ inaugura primeiro espectrômetro da América Latina
UFRJ inaugura primeiro espectrômetro da América Latina

Foto: Jean Souza Na ordem: Mark Chaykovsky (rep…

XXI BioSemana UFRJ
XXI BioSemana UFRJ

De 15/5 a 19/5, das 8 às 20:30h, no Centro de C…

Eleições no CCS
Eleições no CCS

Eleições para escolha de um representante e um…

acesso-a-informacao