ccs-logo

HATHA YOGA NO CCS

HATHA YOGA NO CCS 1 2017

A chefe de gabinete da Decania do Centro de Ciências da Saúde, Ana Esteves, é a instrutora da modalidade Hatha Yoga, com aulas para alunos, professores e técnico-administrativos do CCS e praticadas no hall do Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), às quartas-feiras, com duração de uma hora, onde são introduzidas as práticas de Kriyas, Asanas, Pranayamas, Mudras e Meditação. Ela, que se especializou no Curso de Formação e Aprofundamento em Yoga e Vedanta (com Leandro Castello e Bruno Jones), registrada na Aliança do Yoga, colabora com o Projeto de Acolhimento do CCS.

HATHA YOGA NO CCS 2 2017

Ana Esteves diz que “a prática de Hatha Yoga no ambiente de trabalho e de estudo promove melhora e benefícios na qualidade de vida, cujo exercício proporciona progresso da mente e do corpo, aumento de energia, bem-estar e produtividade”.

O Hatha Yoga é uma atividade de baixo impacto, melhora a força e flexibilidade corporal, melhora a concentração, reduz os efeitos do stress nocivo e a tensão física e mental. É uma atividade simples e pode ser modificada para diferentes níveis e capacidades de habilidade.

O Ministério da Saúde inclui yoga na relação das terapias alternativas no Sistema Único de Saúde, que passa, também, a compor a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Segundo o texto publicado no DOU, um dos objetivos da inclusão dessa prática no SUS é “valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares”.

HATHA YOGA NO CCS 3 2017

Praticar yoga no ambiente de trabalho e de estudos tem promovido benefícios na qualidade de vida dos que aderiram essa modalidade de atividade, como a concentração, as habilidades de tomada de decisão e capacidade de multi-tarefa; reduzir custos de várias doenças relacionadas com o stress e ansiedade; melhorar a atenção e produtividade e capacidade de reagir com mais calma em situações exigentes; aliviar a cabeça, pescoço e dores nas costas, síndrome do túnel do carpo, insônia, pressão alta e lesões relacionadas ao trabalho de movimento repetitivo, ambientes de trabalho sedentário; evolui a atitude e as perspectivas; e promover o bem-estar no local de trabalho.

Hatha Yoga é o estilo mais popular da yoga no Ocidente. Baseia-se principalmente sobre a prática de asanas, ou seja, das posições do corpo para se manter de modos confortável e estável. Surgiu na Índia, e com o tempo, chegou ao Ocidente. As origens do Hatha Yoga se perdem nos séculos, mas existem dois textos antigos que são considerados como principais referências para esta prática: os Yoga Sutras, de Patanjali, e o Hatha Yoga Pradipika, de Svatmarama.