PROGRAMA DE SEMINÁRIOS LASSBio

PROGRAMA DE SEMINaRIOS LASSBio 18-08 2017

O Prof. Dr. Nailton M. Nascimento Jr. vai ministrar conferência no Programa de Seminários LASSBio, dia 14/8, às 16 horas, no Auditório da Farmacologia, no Bloco J, 1º andar do Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), sobre "LaQMedSOMM: o início da história de um grupo de Química Medicinal". Eis um resumo da conferência: "Conversaremos sobre a criação, em 2015, de um grupo de pesquisa em Química Medicinal no Instituto de Química da Unesp-Araraquara, lugar com tradição destacada em produtos naturais. Serão abordadas, de forma mais objetiva, ações no âmbito do Ensino, como a criação da disciplina "Tópicos Especiais em Química Medicinal: Estratégias e aplicações" e da Extensão, como a criação da "Escola de Modelagem molecular da Unesp-Araraquara". Juntamente com os desafios da criação do Laboratório da Química Medicinal Síntese Orgânica e Modelagem Molecular (LaQMedSOMM)", serão mostrados resultados referentes a projetos em desenvolvimento no grupo, como estudos computacionais referentes aos nAChRs alfa4beta2 e substâncias de padrão estrutural heterocíclico, a síntese de compostos imídicos e peptídeos com foco na Leishmaniose, resultados referentes a síntese de compostos ftalimídicos com foco na enzima diacilglicerol lipase alfa e com atividade frente a malária, assim como uma colaboração com a Química Inorgânica Medicinal, envolvendo compostos de coordenação e a Topoisomerase II-alfa e por fim a equipe responsável por estes resultados. Em resumo, este seminário fala sobre um grupo de Química medicinal ainda dando os primeiros passos, mas empenhado em superar desafios e crescer."