COPPE ENTREGOU CERTIFICADOS

Coppe Entregou Certificados 2017

A cerimônia de entrega de certificados Selfd-Audit a laboratórios e unidades da UFRJ, da UFRRJ e do IFRJ que tiveram seus sistemas de gestão de qualidade, ambiental, segurança e de saúde no trabalho auditados em 2016, feito pela Assessoria de Gestão da Qualidade (Coppe-Q) da Coppe da UFRJ, aconteceu 18/9, no Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

O Laboratório de Conservação e Restauração de Bens do CCS foi um dos 35 contemplados, entre laboratórios e unidades administrativas das instituições federais, divididos em cinco categorias: troféu prata (1), platina (2), ouro (1), prata (12) e bronze (19). O referido laboratório, que tem a sigla LACREB, foi representado pela servidora técnica em restauração Áurea Ferreira Chagas. Ela é graduada em Conservação e Restauração e concluiu o Curso de Formação de Auditores em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Modelo de Excelência em Gestão (MPEG) pelo Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos (PROFOS), onde elaborou um Sistema de Gestão da Qualidade para o Laboratório de Conservação e Restauração de Bens do CCS, cujo escopo é o registro de acervos culturais.

A documentação foi auditada nos dias 5 e 6/12/2016, Assessoria de Qualidade da Coppe, Coppe Q que conferiu ao LACREB o selo Self Audit Categoria Bronze. E Áurea esteve na cerimônia de premiação - acompanhada do técnico-administrativo Roberto Santos, representando a decana do CCS, profª Maria Fernanda S. Quintela -, onde o LACREB representou todos os premiados em sua categoria.

Segundo Áurea, “o Laboratório tem como missão auxiliar a construção de uma política de preservação do patrimônio cultural do CCS, apoiando sua organização, difusão, capacitação e ações integradas ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito de suas unidades acadêmicas. Sua visão de futuro é ser um referencial nacional sobre boas práticas e gestão de conservação e restauração de acervos universitários priorizando a pesquisa como fonte difusora do conhecimento. Atua positivamente no CCS em parcerias com Museu 3D e Museu da Anatomia, ambos do ICB e o Museu Chryso Fontes da Faculdade de Odontologia. Coloca-se como futuro parceiro das unidades acadêmicas do CCS não só no que tange seu escopo, mas se estendendo para colaborações técnicas em projetos de conservação e restauração; catalogação de acervos; elaboração de sistemas de documentação; organização de reservas técnicas; laudos, vistorias e diagnósticos de estado de conservação”.

Certificado do Laboratório de Conservação e Restauração de Bens do CCS (LACREB).