APRENDIZAGEM ATIVA PARA EXCELÊNCIA PROFISSIONAL

Aprendizagem Ativa para Excelencia Profissional 2017

Será realizado 7/12, a partir das 8:30h, na Casa da Medicina na PUC-Rio, o Simpósio de Aprendizagem Ativa para Excelência Profissional, organizado por professores e ex-alunos do curso de pós-graduação “Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde: Novas Metodologias”, que teve sua criação motivada pela necessidade de formar professores capacitados a lecionar de acordo com as exigências do MEC (Novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina).

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Medicina, aprovadas em 2014 pelo Ministério da Educação têm o propósito de promover uma formação médica mais geral, humanista e crítica com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, dignidade humana e saúde integral da população.

As exigências podem ser vistas no link http://maismedicos.gov.br/o-novo-curriculo.

A partir dessas novas diretrizes curriculares, muitas faculdades começaram a se preparar para adaptar o modelo de ensino. Mas, o principal fator que dificultava essas mudanças era que o país não tinha professores capacitados a ensinar com as novas metodologias de ensino. Por isso, a PUC-Rio criou o curso de pós-graduação “Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde: Novas Metodologias”, para formar professores capacitados a atuar nas faculdades de Medicina e outras áreas da Saúde, atendendo às novas exigências do MEC.

Os dados apontam que essas mudanças são necessárias. Até setembro/2017 existiam 294 faculdades de Medicina no Brasil, mas a qualidade dos médicos formados está cada vez pior.

Mais da metade dos recém-formados em escolas médicas do Estado de São Paulo foi reprovado no Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) em 2016. De acordo com o conselho, dos 2.677 participantes, 56,4% (1.511) não alcançaram a nota mínima porque só acertaram menos de 60% das 120 questões da prova.

Diante disso e para atender essas exigências, a PUC do Paraná se organizou e concluiu este ano a transformação da metodologia de ensino em todos os cursos de graduação, trabalho que será apresentado durante o Simpósio, pelo vice-reitor da PUC-PR, Prof. Vidal Martins, que contará a experiência que a universidade viveu nesses últimos três anos para fazer essa transformação.

O Simpósio será coordenado pelo professor Jorge Biolchini, da PUC-Rio.

Informações e inscrições no site: cce.puc-rio.br. E ainda através do telefone 0800 9709556.