ccs-logo

Programas do CCS

1extensao

PROGRAMAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

I - SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
O projeto pretende promover a aproximação saúde e educação, com o princípio da intersetorialidade , ampliando a inclusão social e a participação popular nos projetos de extensão na área da Saúde.
Em atendimento às Políticas Educacionais, principalmente diante da institucionalização da Extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto fortalece a interdisciplinaridade entre as unidades do CCS, tendo na Câmara de Extensão, o esteio para a discussão das políticas que permeiam esta relação, trazendo as demandas e necessidades que a sociedade apresenta em seu cotidiano.
Pretende incentivar a criação de espaços comunicativos e a capacidade de negociação para trabalhar os conflitos, para que finalmente se possa chegar, com maior intensidade, às ações que implicam na acumulação de forças, na construção de alternativas, na descoberta da possibilidade de agir, de modo coletivo, trazendo para a Educação Básica e para os Programas de Saúde, iniciativas e conhecimentos acadêmicos que serão avaliados e disseminados no cotidiano destas atividades.

II - Memória do Centro de Ciências da Saúde
A riqueza do acervo de documentos, quadros, equipamentos e outros itens, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ é imensa e, em grande parte, ainda por ser adequadamente identificada. Em todas as Unidades estão sendo desenvolvidos esforços para o resgate desta história e esta é a motivação maior para a proposta deste Programa. Os acervos do CCS integram um conjunto a partir dos quais se têm produzido inúmeras teses e trabalhos científicos.
Além da documentação em papel, o CCS da UFRJ guarda um riquíssimo acervo documental representado pelos mais diversos aparelhos, quadros, esculturas, moldes em cera e outros objetos, que recompõem a história das ciências e da tecnologia no Brasil desde o século XVIII. A divulgação e o estudo desta história são fundamentais para estimular novos talentos científicos e alavancar projetos de inovação.
O acesso aos acervos é constantemente solicitado por pesquisadores de instituições do Rio de Janeiro, de todo o país e do exterior. Ao proporcionar uma maior facilidade de acesso a estes conjuntos documentais, através da Base Minerva e outros acessos à rede como o Museu Virtual da Faculdade de Medicina, garantiremos a abertura das consultas às fontes de pesquisa, permitindo que, de qualquer ponto do território nacional, e do mundo, os pesquisadores possam desenvolver seus projetos. A divulgação para o público maior que acessa a internet deverá também contribuir para o conhecimento da riqueza e diversidade de nosso patrimônio histórico e o entendimento de que ele precisa ser preservado.

Contatos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - (21) 3938-6704