ccs-logo

Missa em memória do Prof. Mário Alberto

Missa do Professor Mario Alberto Cardoso da Silva Neto 2017

A direção do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/UFRJ - unidade acadêmica vinculada ao Centro de Ciências da Saúde - convida a todos para a Missa em memória do Prof. Mario Alberto Cardoso da Silva Neto. A cerimônia será realizada no dia 25 de maio de 2017, quinta-feira, às 12 horas, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no subsolo do Bloco K do Prédio do Centro de Ciências da Saúde. Mário Alberto Cardoso da Silva Neto faleceu dia 11/5 e foi sepultado no dia seguinte no cemitério São Francisco Xavier.

Ex-ministro Bresser-Pereira no Ciclo Brasil e suas Perspectivas

Ciclo Brasil e suas Perspectivas - Luiz Carlos Bresser 2017

O próximo palestrante dentro da série Ciclo Brasil e suas Perspectivas será o professor emérito e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, às 14 horas do dia 6/6, terça-feira, no Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, nº 360, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão. Promovido pela Coppe/UFRJ, o evento é aberto ao público e tem o objetivo de promover debates com personalidades, intelectuais, jornalistas e líderes sociais sobre a crise do país e maneiras de superá-la.

Bresser-Pereira, 82 anos, paulistano, é advogado, economista, professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP). Foi ministro por três vezes: duas durante o governo Fernando Henrique Cardoso, no qual ocupou o Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-1998) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (1999); e, ainda, ministro da Fazenda (1987) durante o governo Sarney, no qual implementou o programa conhecido como Plano Bresser. Ele presidiu o Banco do Estado de São Paulo e foi secretário da Casa Civil, durante o governo de André Franco Montoro.

XXI BioSemana UFRJ

XXI BioSemana UFRJ 2017

De 15/5 a 19/5, das 8 às 20:30h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) será realizada a XXI BioSemana de Biologia da UFRJ. Trata-se de evento acadêmico que reúne anualmente alunos de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Biológicas, além de estudantes do ensino médio interessados por Biologia e alunos de outros cursos. A semana consiste em cinco dias de troca de conhecimentos e experiências nas áreas acadêmico-científica, educacional e de extensão, através de metodologias diversificadas e desenvolvidas pelos próprios alunos.​

As principais atividades estão concentradas em palestras, minicursos e mesas-redondas. Além disso, os mais variados temas são apresentados e discutidos através dos BioDrops e apresentados por alunos na Sessão de Painéis. O Espaço BioDivulga é destinado à divulgação de ONGs e outras empresas. Tem o “Profissão Biólogo”, onde ex-alunos do IB/UFRJ que se especializaram em diferentes áreas falam um pouco delas e, assim, mostram o quão amplo é o mercado de trabalho para o biólogo. Ainda tem as oficinas, que englobam atividades de todos os tipos como dança, música, fotografia, animais, etc.

Informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

UFRJ inaugura primeiro espectrômetro da América Latina

Foto: Jean Souza

UFRJ inaugura primeiro espectrometro da America Latina 1 2017

Na ordem: Mark Chaykovsky (representante da Bruker, fabricante do equipamento), Adalberto Vieyra (diretor do Cenabio), Denise Nascimento (vice-reitora da UFRJ), Andrew Macrae (coordenador Relações internacionais do CCS/UFRJ), Jerson Lima (professor da UFRJ e diretor científico da Faperj)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou nesta sexta (12/5) o primeiro espectrômetro de ressonância magnética nuclear (RMN) de 900MHz da América Latina. O equipamento poderá reduzir pela metade os processos que duravam até um ano, nas pesquisas sobre câncer, Alzheimer e Parkinson, entre outras, além de permitir pesquisas inéditas nestes temas.

O espectrômetro também qualificará os estudos sobre dengue, zika, febre amarela e chicungunha, beneficiando uma rede de aproximadamente 400 pesquisadores do Brasil e América Latina. Antes, era necessário ir à Europa ou aos EUA para usar a tecnologia.

Organizado pelo Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio-UFRJ) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb), o evento aconteceu pela manhã, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

O diretor do Cenabio, professor Adalberto Vieyra, falou das iniciativas do centro em quase duas décadas de atuação. “A palavra mais proeminente hoje em pesquisa é inovação. Nós acreditamos na pesquisa básica, na pesquisa fundamental”, disse.

“Que as fundações de apoio à pesquisa possam trazer linhas de investimentos, para que o Cenabio continue na perspectiva de incorporar novas tecnologias, promovendo o desenvolvimento acadêmico da nossa universidade”, disse Denise Nascimento, vice-reitora da UFRJ. Ela também destacou as novas perspectivas de avanços na prevenção e tratamento de doenças como dengue e chicungunha.

O evento contou com homenagens ao professor Mario Alberto Cardoso da Silva Neto, que participou ativamente do projeto e faleceu na quinta-feira (11/5).

Também participaram da mesa de abertura (foto) Mark Chaykovsky, representante da Bruker, fabricante do equipamento, Andrew Macrae, coordenador de assuntos internacionais do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e Jerson Lima, professor do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ e diretor científico da Faperj.

Pesando cerca de cinco toneladas, o equipamento foi adquirido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTIC), com contrapartidas da UFRJ e do Inbeb.

Foto: Diogo Vasconcellos (CoordCOM/UFRJ)

UFRJ inaugura primeiro espectrometro da America Latina 2 2017

De alta sensibilidade e força magnética, o equipamento permite obter melhores imagens de estruturas moleculares

Técnica permite estudo de moléculas em condições próximas às fisiológicas

Amplamente usada na área de biologia, química, física e medicina, a espectrometria de ressonância magnética nuclear possibilita a determinação da estrutura de moléculas em solução, desde metabólitos a moléculas maiores, como proteínas, carboidratos e ácidos nucléicos.

O novo espectrômetro, por possuir campo magnético mais forte que os demais em funcionamento no Centro, permite a obtenção de um espectro mais delimitado de estruturas moleculares e, consequentemente, a visualização e interpretação de estruturas mais complexas.

A técnica, que permite o estudo de moléculas em condições próximas às fisiológicas, rendeu um Nobel em Química (2002) ao professor Kurt Wüthrich, pesquisador visitante especial da UFRJ e do Inbeb, e permite compreender melhor funções e atividades de macromoléculas, assim como o entendimento de patologias e possível desenvolvimento de terapias. (Jean Souza - Assessoria de Imprensa UFRJ E Gabriela Reznik - Assessoria de Comunicação do Inbed).

Eleições no CCS

Eleicoes Conselho de Coordenacao do CCS 2017

Eleições para escolha de um representante e um suplente de professor adjunto e ainda de um suplente de professor associado. Inscrições dos candidatos de 15 a 19 de maio de 2017, no Bloco K- 2º andar, sala K-020, na Decania do CCS. A eleição será nos dias 29, 30 e 31 de maio, das 9 às 16 horas, nas unidades acadêmicas, em locais a serem determinados pela direção de cada Unidade e previamente divulgados pela direção para conhecimento da comunidade votante. Os professores eleitos terão seus mandatos complementares iniciados imediatamente após a homologação do resultado da eleição pelo Colegiado e o término do seu mandato em dezembro de 2018, ou até que sejam providenciadas novas eleições, após o início da gestão do Decano eleito para o período de 2018 a 2022. Serão eleitos nas categorias docentes:  uma chapa CATEGORIA Professor ADJUNTO constituída por um representante e um suplente e um suplente da CATEGORIA Professor ASSOCIADO. As normas eleitorais em anexo.