ccs-logo

Economia Circular

Economia Circular 2017

O Parque Tecnológico da UFRJ irá promover, no dia 5/7, quarta-feira, o encontro Economia Circular. O evento faz parte do ciclo de palestras Encontros no Parque, em parceria com o NEC - Núcleo de Economia Circular, grupo de estudo constituído em parceria com a Exchange 4 Change Brasil e sediado no Parque. Serão realizadas duas palestras: uma online com Arthur Tem Wolde, especialista em design de economia circular; e outra presencial com Ditte Lysgaard, diretora executiva da The Circular Way. A entrada é gratuita e acontecerá de 8h30h às 12h, no auditório do Parque Tecnológico, localizado na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. As palestras serão realizadas em inglês e para confirmar presença basta enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Eleições no CCS

Eleicoes Conselho de Coordenacao do CCS 2017

A eleição para escolha de representantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) será realizada de 4 a 6/7, nas unidades acadêmicas. São candidatos:

Categoria ADJUNTO

Chapa 1

Candidata a representante:   JULIANA REIS CORTINES (Instituto de Microbiologia)

Candidata a suplente:  FERNANDA DE AVILA ABREU (Instituto de Microbiologia)

Chapa 2

Candidato a representante:  LEANDRO MIRANDA ALVES  (ICB - Histologia)

Candidato a suplente:  SERGIO AUGUSTO LOPES DE SOUZA (Medicina)

 

Categoria ASSOCIADOS:

Candidato 1: PAUlO VACCARI CACCAVO (EEAN)

Candidato 2: LUIS MAURICIO T. DA ROCHA E LIMA (Faculdade de Farmácia)

BRASIL PRA QUEM

Brasil pra Quem 2017

Inserida efetivamente no processo de discussão à busca de alternativas para soluções dos problemas que afligem o país, a UFRJ dá continuidade à série de debates sob o tema BRASIL PRA QUEM, às 9 horas do dia 29/6, quinta-feira, no Auditório do CT2, na Coppe, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, tendo como palestrantes Maria Trotta (Professora da Faculdade de DIreito da UFRJ) e Adriano Pilatti (Professor da PUC-Rio).

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, dia 18/5, lançou a primeira fase da iniciativa BRASIL PRA QUEM, pretendendo intervir em temas que vão determinar o futuro da sociedade e da população brasileira. Na programação estão temas como questão indígena, mudanças climáticas globais, reforma do ensino médio, ciência e futuro, reforma trabalhista, Estado e violência. O objetivo é que, ao promover o debate, a UFRJ também cumpra sua função pública, disponibilizando conhecimentos produzidos em pesquisas e ajudando a problematizar e analisar em profundidade os grandes dilemas que o país está vivendo.

Confirme aqui sua presença e participe!

Workshop Reprodutividade na Pesquisa Biomédica

Workshop Reprodutividade na Pesquisa Biomedica 2017

O prof. Marcel Frajblat, coordenador de Atividades com Modelos Biológicos Experimentais - CAMBE - da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), convida a todos para o Workshop Internacional sobre Reprodutibilidade na Pesquisa Biomédica, no dia 28/6, quarta-feira, no Bloco N, anexo ao prédio do CCS, tendo a seguinte programação:


13:00 – 13:15   Marcel Frajblat (UFRJ)  -  “Is there a reproducibility crisis in animal studies?”
13:15 – 14:05   Victoria Hurst (NC3Rs/Reino Unido) – “The ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments) guidelines to improve the reporting of research using animals”
14:05 – 14:55   Nathalie Percie Du Sert  (NC3Rs/Reino Unido) – “Experimental Design Assistant, a free resource from the NC3Rs to support researchers in the planning of animal experiments”
14:55 – 15:10   Coffee-break
15:10 – 15:50   Olavo Amaral (UFRJ) – “Beyond p<0.05: how can we build robust evidence from basic research?"
15:50 – 16:30   Sonia Vasconcelos (UFRJ) – “Authorship and Competition in Science and its Reward System: Challenges for Reproducibility”
16:30 – 17:00   Discussion

 

Cartaz em anezo.

Nota de falecimento

Nota de Pesar do Professor Ulysses Garcia Casado Lins 2017

A direção da Decania do Centro de Ciências da Saúde expressa manifestação de pesar pela morte do professor Ulysses Garcia Casado Lins, do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, ocorrida dia 14/6. Ele era responsável pelo Setor de Microscopia Eletrônica daquela unidade acadêmica vinculada ao CCS e tinha experiência na área deMicrobiologia Geral e Ambiental, com ênfase em Ecologia Microbiana, Microbiologia Ambiental e Biotecnologia. Ulysses foi graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ -, onde também fez mestrado e doutorado. Tinha pós-doutorado em Biologia Celular pelo National Institutes of Health, EUA e em Biomineralização pela Arizona State University, EUA.