Palestra do Dr. Francesco de Bello no Instituto de Biologia

No dia 13 de Março, às 12hs, será realizada a palestra do Dr. Francesco de Bello (Czech Academy of Sciences - Institute of Botany). A palestra intitulada "Functional traits: The interface between the assembly of biodiversity and biodiversity effects on ecosystem functioning" ocorrerá no Salão Azul, bloco A do Instituto de Biologia da UFRJ.

Inscrições para Equipe de Aplicação do Concurso Público da UFRJ estão abertas

Estão abertas as inscrições para seleção de Equipe de Aplicação do Concurso Público para provimento de cargos Técnico-Administrativos da UFRJ. As inscrições podem ser feitas por alunos e por sevidores da Universidade. O concurso é regido pelo Edital UFRJ, No 390/2014, de 21 de outubro de 2014.

As seguintes informações acerca do passo-a-passo para realização da inscrição estão no site da PR4 e instruem:

"1º passo - No menu lateral desta página clique no botão “Cadastre-se”, segundo o seu perfil (Aluno ou Servidor);

2º passo - Preencha corretamente todos os campos da ficha cadastral e clique em “Salvar”;

3º passo - Retorne a esta página, e ao final dela, na parte de "Concursos em Andamento", clique em “Edital nº 390, de 21 de outubro de 2014”;

4º passo - Clique em “Quero Participar”. Acesse o sistema digitando o seu CPF e a sua senha, informados em “Cadastre-se”;

5º passo - Marque a caixa declarando estar de acordo com o termo de responsabilidade e clique em “Confirmar”.

Pronto! Você receberá um e-mail com a sua confirmação de manifestação de interesse em participar da nossa equipe de fiscalização."

Para maiores informações, leia o comunicado explicativo aqui.

Incubadora da Coppe abre edital para seleção de novas empresas

noticia coppe

Até o dia 2 de março de 2015 estarão abertas as inscrições para seleção de quatro novas empresas a associarem-se à Incubadora de Empresas da Coppe-UFRJ. O edital, pode ser lido na íntegra clicando aqui, descrevem que os vencedores ganharão orientação empresarial em áreas afins, entre elas: contábil, comunicação, financeira, jurídica e no marketing. A Cidade Universitária servirá como estrutura física e tecnológica onde a empresa será instalada pelo período de 3 anos.

Visando o incentivo à implementação de novos negócios baseadas em pesquisas realizadas e trabalhadas na  UFRJ, as propostas serão selecionadas pelo Conselho Diretor da Incubadora. Aquelas com maior grau de inovação na oferta e possibilidade de integração com as demais pesquisas da Universidade terão prioridade. Isto, é claro, depois de serem estudadas se seriam viáveis financeira e tecnicamente.

As inscrições deverão ser realizadas através do telefone (21) 3733-1951, pelo qual será agendada uma entrevista. O resultado será divulgado em junho do próximo ano. Vale lembrar que as principais áreas de atuação da Incubadora são as de petróleo e gás, energia, tecnologia da informação e meio ambiente e que em 2013, as empresas ali instaladas alcançaram faturamento de R$ 236 milhões.

Pré-Vestibular Comunitário Samora Machel abre vagas para novos professores e monitores

informe pre vest

O Pré-Vestibular Comunitário Samora Machel, projeto da UFRJ coordenado pelo professor João Massena, do Instituto de Química, abre vagas para professores e monitores que desejam dar aulas nas turmas do ano que vem.

As áreas que estão oferecendo vagas são: português, espanhol, inglês, geografia, história, além das exatas sendo elas biologia, química, matemática e física.

O projeto visa fornecer recursos para que estudantes de famílias carentes possam ingressar numa universidade de qualidade e já está em vigor há 12 anos.

Os selecionados trabalharão como bolsistas de extensão ou como voluntários, sendo as aulas ministradas de segunda à sexta-feira, no CCMN, das 18:30 às 21:30.

Os interessados, que devem ser necessariamente alunos de graduação da UFRJ, deverão enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para uma prévia inscrição online, contendo:

- Nome completo,

- DRE,

- Curso e período,

- Qual a matéria de interesse em dar aula,

- Email para contato.

Os selecionados deverão comparecer nos dias 3 ou 4 de março de 2015, das 13:00 às 15:00, na sala 632, bloco A do CT, para realização de uma entrevista, confirmada via e-mail.

Mais informações e inscrição no site: http://presamora.wix.com/samora

Exame TOEFL gratuito para alunos da UFRJ

informes1Programa Inglês sem Fronteiras promove exame TOEFL gratuito para alunos da UFRJ
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ

Isabella Cardoso

O programa Inglês sem Fronteiras (ISF), em parceira com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação (MEC), promove a aplicação do teste de nivelamento de inglês TOEFL ITP para os alunos da UFRJ.

O teste é totalmente gratuito, financiado pelo MEC, além de ser uma oportunidade para alunos que querem participar do programa Ciência sem Fronteiras (CSF) ou outros programas de intercâmbio, pois o resultado da prova pode ser utilizado como comprovante de proeficiência na língua inglesa.

As inscrições vão até 21 de março. Para poder realizar a prova, os alunos devem estar regularmente matriculados em curso de graduação, mestrado ou doutorado.

As provas na UFRJ acontecem no período de 17 a 21 de março na Faculdade de Letras, às 13h. Para realizar a inscrição ou mais informações, acesse o site aqui.