A professora Jane nos deixou... O PCM sente muito

A professora Jane nos deixou 2017

A nossa querida professora Jane Faria nos deixou semana passada vítima de um câncer. Estamos muito tristes com a perda dessa amiga dedicada à educação e a todos. Jane era enfermeira de formação, foi professora assistente de Anatomia na UFPA, de onde se transferiu em 1996 para o antigo Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas. Na Anatomia Jane ocupou todos os espaços possíveis atuando no ensino de Anatomia para diversos cursos, e principalmente para o curso de enfermagem. Neste particular Jane envolveu-se de tal forma a se tornar um exemplo de professora e cidadã, não só por suas empolgantes aulas de Anatomia, mas pela orientação profissional e de vida que passava aos alunos. Anualmente as turmas homenageavam a Jane conferindo-a o título de Patronesse e Paraninfa das várias turmas onde lecionou até a última 2016_2, que a elegeu para nomear a turma emblematizando sua celebre frase "A GUARDA MORRE, MAS NÃO SE RENDE". Incansável e exemplar guerreira, a nossa querida Jane também atuou em pesquisa e foi responsável por estabelecer os primeiros estudos sobre as interações entre células do tumor glioblastoma com células normais do sistema nervoso. Este trabalho gerou novas linhagens tumorais humanas advindas de pacientes do nosso HU, diagnosticados com glioblastoma. Além disso, Jane publicou dezenas de artigos científicos, sendo alguns seminais para a difusão do conhecimento. Este tema de pesquisa fez com que ela desenvolvesse sua tese de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas com a tese intitulada "Propriedades Interativas das Células de Glioma Humano com Neurônios numa Abordagem in vitro" orientada pelo Professor Vivaldo Moura Neto, em 2005.

Incansável e exemplar guerreira na luta pela excelência da UFRJ, Jane realizou atividades de extensão organizando e proferindo aulas para os Oficiais das Forças Especiais do Exército, para neurocirurgiões e para professores do ensino médio e fundamental das escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Nestas atividades Jane aplicou às diferentes categorias os conhecimentos de Anatomia e mostrou qual o papel do educador na construção de uma sociedade livre e soberana a partir do conhecimento.

Ainda devemos destacar o grande papel da nossa querida Jane na administração de setores do ICB. Jane foi chefe do Departamento de Anatomia, Coordenadora do laboratório de aulas práticas (Anatômico), Coordenadora da Unidade de Plastinação, coordenadora do Programa de Anatomia e Diretora Adjunta de graduação. Nestas atividades Jane sempre foi propositiva e assistente aos diversos problemas que surgiam, de tal forma que é impossível imaginar estes setores antes do trabalho de dedicação realizado por nossa colega.

Mas o maior legado deixado por Jane é seu sorriso contagiante, alto astral e a forma fácil de lidar com as dificuldades do dia-a-dia. Sentiremos falta de suas brincadeiras que quebravam qualquer dia triste. Estes dias não existiram para a Jane. Ela não os demonstrou para nós. Nasceu para dedicar-se ao próximo e não aprendera, talvez, a cuidar mais de si. Deixa uma linda família, o filho Lucas que vimos crescer e o companheiro Cosme que cuidou de Jane de forma incansável nesta difícil luta contra o câncer. Esperamos que você descanse amiga do sofrimento dos últimos dias, mas não esqueceremos sua grandeza e sentiremos muito sua falta.

Jose Garcia Abreu,
Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas