Integração dos técnico-administrativos

Integracao dos tecnico-administrativos 2017

Técnicos-administrativos das instituições federais e estaduais de ensino superior de todo o país já podem se inscrever para participar do V Sintae, seminário anual coordenado pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ. Serão cinco dias dedicados a compartilhar as experiências profissionais e o conhecimento técnico-científico produzido pelos servidores, ativos ou aposentados, de todos os cargos e classes. O evento acontecerá de 2/10 a 6/10/2017, de 9 às 13 horas, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN, no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Inscrição para expositor até 31/5/2017 e para ouvinte até 27/9 ou na hora do evento.

Segundo Gustavo Cravo, membro da comissão organizadora do seminário, "o Sintae é um reflexo do aumento da qualificação dos técnicos. Em 2013, o número de pessoas com graduação passou a ser mais da metade do total de técnicos da UFRJ. Em concursos para cargos em nível D, o servidor já entra com graduação, já entra com mestrado. Temos mais de mil técnicos com mestrado e mais de 300 com doutorado. Nossos colegas estão se capacitando, estão se qualificando e querem participar cada vez mais da construção da Universidade”.

A edição deste ano abrangerá os eixos temáticos Gestão Pública e Universidade, Ensino, Pesquisa e Extensão e Saúde e Meio Ambiente. Os participantes poderão apresentar seus trabalhos nos formatos exposição oral (como uma palestra) ou pôster (como um estande de feiras profissionais).

“O Sintae faz parte de um processo de reconhecimento da própria Universidade”, afirma Agnaldo Fernandes, pró-reitor de pessoal. “Cada unidade que compõe a UFRJ tem sua própria realidade, o que gera a necessidade de os técnicos-administrativos conhecerem o trabalho um do outro. Como estão agrupados no Sintae, podemos observar que vão da burocracia à saúde do trabalhador, passando pelo ensino, pesquisa e extensão, mas todos são facetas da gestão pública. Uma vez que você se reconhece como parte da instituição, você reflete sobre o seu trabalho e o alcance de suas ações”.

Inscrições: CLIQUE AQUI