ENCONTRO SABORES E SABERES

Encontro Sabores e Saberes 2017

O Instituto de Nutrição Josué de Castro, unidade acadêmica vinculada ao Centro de Ciências da Saúde - CCS - realizará nos dias 30 e 31/8 a 9ª edição do Encontro Sabores e Saberes, em parceria com a Agência UFRJ de Inovação e o Sistema de Alimentação da UFRJ/Restaurantes Universitários. O evento marca, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, as comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente no dia 16 de outubro para assinalar a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, mas que, em 2017, marcará, também, as comemorações do dia do nutricionista.

Ao evento se integra a Feira Agroecológica, que representa um conjunto de pequenos agricultores do interior do estado do Rio de Janeiro que, semanalmente, expõem seus produtos, oriundos de agricultura familiar e orgânica no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Além dos agricultores, outros expositores comporão a feira cultural, com ênfase em experiências de sustentabilidade ambiental, geração de renda e inclusão social.

A programação inclui palestras, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos, dentre outras. As atividades científicas terão lugar nos auditórios do Bloco N (prédio anexo do CCS) e Hélio Fraga, 2º andar do prédio sede do CCS/UFRJ e as exposições culturais, acadêmicas e a feira agroecológica, estarão localizadas no bloco L, 1º andar, do referido bloco.

O tema central em 2017 é "Plantas alimentícias não convencionais-PANC" conjugando algumas atividades às propostas temáticas das Nações Unidas que decretaram 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Detalhes da programação no site do evento: http://saboresesaberes.injc.ufrj.br.