ccs-logo

Reunião com instituição do Canadá

Foto: Ana Esteves

Reuniao com instituicao do Canada 1 2017

Em visita ao Centro de Ciências da Saúde - CCS -, dia 10/8, membros da Canadá Gairdner Foundation (Dra. Jane Rossant, Presidente; Ms.Sommer Wedlock, Vice-Presidente e Diretora de Comunicação; e Izabela Duarte, Representante Internacional do Canadá) reuniram-se com alguns pesquisadores do CCS, na sala anexa ao Auditório Prof. Hélio Fraga.

Segundo o prof. Luiz Eurico, decano substituto do CCS, “o objetivo da reunião foi conhecer um pouco das atividades de pesquisa desenvolvidas no CCS, uma vez que a Fundação Gairdner premia anualmente sete cientistas de diferentes países, que possuem importantes contribuições à pesquisa em medicina e saúde global. Após nossos colegas apresentarem de forma resumida as linhas de pesquisa em que atuam, a Dra. Rossant sugeriu que pensássemos na possibilidade de futuramente indicar pesquisadores do CCS que pudessem concorrer a esta premiação”.

O contato para a reunião foi feito à decana do CCS, profª Maria Fernanda Quintela (que não pode participar devido a compromisso institucional fora do Rio de Janeiro), por Izabela Duarte, responsável pelo setor de Ciências da Vida, na plataforma comercial do Governo do Canadá, no Brasil. Disse que manteve contato com o CCS, no intuito de solicitar reunião com a Gairdner Foundation, que este ano premiou o Dr. Cesar Victora, que foi o primeiro pesquisador brasileiro entre os vencedores do Prêmio Gairdner, a mais importante premiação científica do Canadá e uma das mais respeitadas mundialmente na área de ciências da saúde.

O Prêmio Gairdner distingue anualmente sete cientistas por suas contribuições à pesquisa em medicina e saúde global, tendo premiado, desde 1957, mais de 360 pesquisadores em 30 países.  Dr. Victora foi vencedor na categoria Saúde Global, com o prêmio-título John Dirks Canada Gairdner Global Health Award, que reconhece avanços científicos que produziram profundo impacto para a saúde em países em desenvolvimento. Cada um dos premiados é considerado um potencial candidato ao prêmio Nobel. Entre os laureados do Gairdner, 84 foram posteriormente agraciados pelo Nobel de Medicina ou Fisiologia.

Foto: Ana Esteves

Reuniao com instituicao do Canada 2 2017

Participaram da reunião o prof. Luiz Eurico, decano substituto do CCS, junto com os profs. Roberto Medronho, Andrew Macrae, Gil Fernando da Costa M. de Salles e Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro. Após o encontro, Izabela Duarte enviou a seguinte mensagem ao prof. Luiz Eurico:

 “Obrigado por nos ter prestigiado com a sua presença durante a reunião com a Gairdner Foundation. Infelizmente, devido a nossa agenda de reuniões, não tive a oportunidade de falar um pouco sobre a abertura do edital do Programa Capes-GAC (Global Affairs Canada), que promove o apoio e a promoção de intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e canadenses, assim como a mobilidade acadêmica entre os dois países. O Canada-Brazil Awards - Joint Research Projects [1], estará aberto para projetos de pesquisa entre Abril de 2018 e Setembro 2020.  Para este ano, o deadline de inscrição é 11 de Outubro de 2017. Para maiores informações:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/canada/programa-capes-dfait.

Aproveito o ensejo para apresentá-lo a minha colega, Raphaëlle Lapierre-Houssian que é a Cônsul responsável pelo setor de Educação e Extensão no Consulado Geral do Rio de Janeiro. Tenho certeza que a Raphaëlle teria interesse em agendar uma reunião com vocês para tratar em maior detalhe sobre as possibilidades de cooperação”.