SABORES E SABERES NO CCS

Sabores e Saberes no CCS 1 2017

Nos dias 30 e 31/8 foi realizado no Centro de Ciências da Saúde o 9º Encontro Sabores e Saberes, organizado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro, Agência UFRJ de Inovação e Sistema de Alimentação da UFRJ/Restaurantes universitários. O evento marca, na UFRJ, as comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação, celebrado, anualmente, no dia 16 de outubro. Neste ano de 2017, marcou, também, as comemorações do Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto.

O tema central foi "Plantas alimentícias não convencionais- PANC", que nominou a conferência principal e contou com a presença do prof Valdely Ferreira Kinupp, do Instituto Federal do Amazonas- IFAM, uma das maiores autoridades no tema.

A programação incluiu, também, visita guiada para identificação de espécies de PANC, no laboratório vivo do projeto Capim Limão, tendo como guia o prof Kinupp, durante a qual algumas amostras colhidas serviram de insumos para receitas culinárias preparadas pelos participantes da visita no laboratório dietético do restaurante universitário central.

O evento contou com apresentação, na modalidade pôster, de trabalhos científicos cujos eixos temáticos relacionaram-se aos temas de interesse do evento como sustentabilidade, alimentação e meio ambiente.

Como nas edições anteriores, o evento contou com a participação da Feira Agroecológica da UFRJ, que representa um conjunto de pequenos agricultores do interior do Estado do Rio de Janeiro que, semanalmente, expõem seus produtos, oriundos de agricultura familiar e orgânica no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

Sabores e Saberes no CCS 2 2017

Sabores e Saberes no CCS 3 2017