CURSO SOBRE INSETOS E CARRAPATOS

Curso Sobre Insetos e Carrapatos 2017

Em sua sétima edição, o Curso de Biologia de Artrópodes Vetores reune participantes de nove estados brasileiros e cinco participantes estrangeiros da Argentina, Uganda/África e Reino Unido. O evento acontece no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ), em 18/09, com 35 participantes. O curso tem por finalidade a formação de recursos humanos altamente especializados para entendimento/compreensão da biologia de artrópodes vetores como barbeiro, mosquitos e carrapatos que transmitem doenças para humanos e animais, e com isso formular estratégias públicas para controle desses artrópodes e consequentemente diminuir o índice das doenças transmitidas por eles como malária, dengue, febre amarela, febre maculosa, doença de lyme, doença de chagas e outras transmitidas por esses artrópodes.

Os alunos terão aulas práticas e teóricas de temas relevantes na área de vetores e serão estimulados a interagir com os demais colegas e professores durante duas semanas em regime de imersão. Esse ano o curso será realizado no período de 18 a 29 de setembro. Dentre as instituições representadas estão: UFG, UFRGS, Unesp, IOC/Fiocruz, IAM/Fiocruz, UFRRJ, UNIR, UFTM, UEL, UFRJ, CPQRR/Fiocruz, UNIP/Butantan, UFRN, UFPel, UFMG e FCEN (Argentina).

O curso conta com o financiamento das seguintes instituições: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; INCT-EM - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular: IOC - Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ; UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Programas de Pós-graduação de Biologia Parasitária e Biologia Celular e Molecular.