ccs-logo

Workshop Perspectivas do Maglev-Cobra

Workshop Perspectivas do Maglev-Cobra 2017

A Coppe/UFRJ promoverá, 29/11, o Workshop MagLev-Cobra:Investimento, Interdisciplinaridade, Pesquisa & Desenvolvimento. O evento reunirá especialistas de várias áreas para discutir as perspectivas de desenvolvimento do projeto do trem de levitação magnética, desenvolvido na Coppe. Aberto ao público, o workshop será realizado das 10 às 13 horas, no Auditório André Rebouças, bloco D, sala 220, Centro de Tecnologia, no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Os interessados devem se inscrever até o dia 26/11 através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , colocando no campo assunto ‘Workshop Maglev-Cobra” e no corpo da mensagem o nome, empresa ou instituição onde trabalha ou trabalhou, e telefone para contato.

Na abertura do evento, o professor Richard Stephan, fará uma apresentação do projeto desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicação de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a sua coordenação, e com apoio da FAPERJ e do BNDES. Também serão discutidas as perspectivas financeiras para a implementação do Maglev-Cobra, o interesse da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a possibilidade de parcerias com investidores chineses.

Em seguida, serão feitas breves apresentações de trabalhos interdisciplinares que fizeram do Maglev-Cobra um exemplo de projeto de pesquisa realizado no Brasil e que tornou-se uma referência mundial na área. O Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com essa mesma tecnologia, mas os seus projetos ainda se encontram em fase de testes em laboratório. O projeto da Coppe está no nível 7 da escala de evolução utilizada pela Nasa (TRL - Technology ReadinessLevel), para medir o grau de amadurecimento de uma nova tecnologia. A escala TRL vai até o nível 9, quando o produto está pronto para ser posto à disposição da sociedade, comercialmente.Confira a programação no Planeta Coppe Notícias.