ccs-logo

MOSTRA VIRTUAL DA ODONTOLOGIA

Mostra Virtual da Odontologia - Museu Chryso Fontes 2017

O Museu Chyso Fontes da Faculdade de Odontologia promoverá mostra virtual no período de 21 a 24/11, no hall da entrada da unidade acadêmica, vinculada ao Centro de Ciências da Saúde, no prédio do CCS, no campus da Cidade Unievrsitária, na Ilha do Fundão. O museu foi criado em 1953 pelo professor Chryso Leão Fontes e tem no acervo ferramentas e equipamentos utilizados no ensino da Odontologia. A maior parte de seu acervo vem de doação de ex-alunos e ex-docentes da FO. Desde 2010 se encontrava desativado e voltou à ativa através do Projeto de Extensão "Museu Chryso Fontes: recuperando a história do acervo museológico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro".

A mostra virtual tem o propósito de divulgar o acervo do museu e trabalhar para a sua preservação, através da comunicação, construindo recursos para sua pesquisa e conservação. A mostra tem a participação e o apoio do LACREB.

TREINAMENTO COMITÊS DE ÉTICA

Treinamento Comites de Etica 2017

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) realizará encontro, no Rio de Janeiro, para o treinamento de integrantes dos Comitês de Ética dos Estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo, nos dias 27 e 28 de novembro, das 8h30min às 18h. O local do evento será o Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no subsolo do prédio do Centro de Ciências da Saúde, na Av. Carlos Chagas Filho, 373, no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

Para essa atividade estão convidados todos os integrantes dos CEPs, sendo necessária a presença de pelo menos, um integrante/relator e/ou coordenador (a), um representante de usuários e um funcionário (a) administrativo (a). O treinamento abrange um total de 82 CEPs convidados e 32 Conselhos, com expectativa de 450 participantes. As inscrições deverão ser realizadas na página oficial da CONEP, acessando o endereço: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34732 (Formulário de Inscrição), preenchendo todos os dados necessários e confirmando a participação até o dia 22/11.

BOLSA EIFFEL

Bolsa EIFFEL 2017

Estão abertas as candidaturas para a bolsa Eiffel, programa de bolsas de excelência desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e Europeias da França para atrair os melhores alunos estrangeiros para os cursos de mestrado e doutorado em estabelecimentos franceses.

As áreas de estudo contempladas pela bolsa Eiffel são:

Engenharia para o nível Master; e ciências da engenharia e ciências exatas para o Doutorado (engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação); Economia e gestão; Direito; Ciências políticas.

Informações sobre o edital no site (https://goo.gl/goPZUQ) e redes sociais (https://goo.gl/48UhjX). O calendário de candidaturas via Campus France para graduação e Master em universidades francesas públicas e privadas também está disponível: Site: https://goo.gl/cbjgy4.

Os estudantes e pesquisadores interessados em programas de doutorado ou outros mecanismos de financiamento poderão encontrar informações nos links: Doutorado: https://goo.gl/LYB2gC e Bolsas de estudos: https://goo.gl/R1VPUq.

Mais informações com Mariana Midori Isagawa nos e-mails:

Região Nordeste: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Estado de Minas Gerais: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

RJ e ES: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

São Paulo, Região Sul, Centro-Oeste e Norte: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Workshop Perspectivas do Maglev-Cobra

Workshop Perspectivas do Maglev-Cobra 2017

A Coppe/UFRJ promoverá, 29/11, o Workshop MagLev-Cobra:Investimento, Interdisciplinaridade, Pesquisa & Desenvolvimento. O evento reunirá especialistas de várias áreas para discutir as perspectivas de desenvolvimento do projeto do trem de levitação magnética, desenvolvido na Coppe. Aberto ao público, o workshop será realizado das 10 às 13 horas, no Auditório André Rebouças, bloco D, sala 220, Centro de Tecnologia, no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Os interessados devem se inscrever até o dia 26/11 através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , colocando no campo assunto ‘Workshop Maglev-Cobra” e no corpo da mensagem o nome, empresa ou instituição onde trabalha ou trabalhou, e telefone para contato.

Na abertura do evento, o professor Richard Stephan, fará uma apresentação do projeto desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicação de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a sua coordenação, e com apoio da FAPERJ e do BNDES. Também serão discutidas as perspectivas financeiras para a implementação do Maglev-Cobra, o interesse da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a possibilidade de parcerias com investidores chineses.

Em seguida, serão feitas breves apresentações de trabalhos interdisciplinares que fizeram do Maglev-Cobra um exemplo de projeto de pesquisa realizado no Brasil e que tornou-se uma referência mundial na área. O Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com essa mesma tecnologia, mas os seus projetos ainda se encontram em fase de testes em laboratório. O projeto da Coppe está no nível 7 da escala de evolução utilizada pela Nasa (TRL - Technology ReadinessLevel), para medir o grau de amadurecimento de uma nova tecnologia. A escala TRL vai até o nível 9, quando o produto está pronto para ser posto à disposição da sociedade, comercialmente.Confira a programação no Planeta Coppe Notícias.

REITORIA REALIZOU REUNIÃO NO CCS

Reitoria Realizou Reuniao no CCS 2017

Questões como a necessidade de acessibilidade, servidores especializados para atendimento a alunos com deficiências, reformas de prédios, implantação da reforma curricular, espaço físico para abrigar professores desalojados, salas inadequadas, situação financeira insuficiente, auditórios em péssimas condições, insegurança no campus, sobrecarga da rede elétrica, reestruturação do centro de resíduos, coibir vício de servidores que trabalham dois ou três dias por semana, entre outras situações problemáticas.

Não faltaram propostas e realizações, também, como a criação de uma central para material de uso geral das unidades acadêmicas, ações diretas junto a parlamentares no Congresso Nacional para apoiar saídas para a crise financeira da Universidade, resultados satisfatórios de avaliação de cursos, implantação de brigadas de incêndio, êxito de eventos, consolidação projeto de coleta e reuso de água, redução do consumo de energia e a necessidade de unir esforços de forma coletiva para superação das dificuldades de toda ordem na Universidade, diante de uma conjuntura política e econômica nacional adversa.

Esse foi o quadro que predominou na reunião itinerante realizada pela direção da UFRJ no Centro de Ciências da Saúde - CCS -, durante a parte da manhã e início da tarde do dia 30/10, segunda-feira, na Sala de Projeção do Bloco N, prédio anexo ao CCS. Trata-se de uma iniciativa da Reitoria de buscar uma relação mais estreita com as pontas da UFRJ, identificando demandas e inquietações, e que terá sequência em outros Centros.

O reitor Roberto Leher abriu a reunião, tendo na plateia representantes do Conselho de Coordenação do CCS, principalmente, diretores das unidades acadêmicas. Junto ao reitor da UFRJ sentou a vice-reitora, Denise Nascimento; a decana do CCS, Maria Fernanda S. Quintela; os pró-reitores Eduardo Gonçalves Serra (PR-1); Leila Rodrigues da Silva (PR-2); Roberto Antônio Gambine Moreira (PR-3); Agnaldo Fernandes (PR-4); Maria Mello de Malta (PR-5); Andre Esteves da Silva (PR-6); a decana do CCS, Maria Fernanda S. Quintela; e o prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper.

Antes de o reitor Roberto Leher encerrar a reunião de trabalho, realizada também com vista ao planejamento de 2018, os pró-reitores responderam sobre questionamentos direcionados às respectivas pró-reitorias.