ccs-logo

Unidade Multiusuário de Análises Ambientais

UMAA logo

A Unidade Multiusuário de Análises Ambientais (UMAA) é uma central analítica localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Criada em 2010, a UMAA tem como missão atender pesquisadores, alunos e interessados na realização de análises químicas e biológicas de água, sedimento, solo e de organismos terrestres e aquáticos continentais e marinhos. A UMAA conta com vários equipamentos multiusuário de grande porte, adquiridos com recursos de várias fontes de financiamento.

Esta Unidade Multiusuário está equipada para atender as mais distintas demandas, desde análises mais simples como: fisico-químicas e de nutrientes, às mais complexas como: gases causadores de efeito estufa como CO2, CH4, N2O e compostos voláteis (cromatografia gasosa e análises à laser) e de isótopos estáveis de C e N (IRMS) e ácidos graxos (GCMS).

A UMAA conta com um comitê gestor e atende à demandas de pesquisadores da UFRJ e de outras instituições públicas e privadas brasileiras e sul-americanas.

 

Coordenador

Prof. Alex Enrich Prast

Tel: 3938-6316

 

Coordenador Substituto

Ricardo Pollery

Tel: 3938-6316

 

Site: www.umaa.com.br