ccs-logo

Projetos Especiais

projetos especiais baner

 

A Coordenação de Projetos Especiais do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro trata de Projetos, temas e assuntos estratégicos, ligados ao gabinete do Decano do CCS/UFRJ. A Coordenação de Projetos Especiais tem grande relevância para implementação da proposta de Gestão participativa da atual Gestão do Centro de Ciências da Saúde.

Neste sentido, desde o início temos desenvolvido e colocado em prática vários Projetos, como: 

1. Projeto Recicla CCS. O objetivo é a internalização de práticas ambientalmente corretas, voltadas para a gestão de resíduos sólidos, desde as opções conscientes de consumo até seu descarte e reuso. Desta maneira a UFRJ busca atender ao Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, à Lei 11.445 de 2007 e ao Decreto 6.087 de 2007, que determina a coleta e separação dos resíduos recicláveis.

2. Cartão de Identificação. para todos os servidores(Técnicos-Administrativos e Docentes, bem como para todos os alunos cujas unidades têm sede, ou se utilizam das dependencias do CCS;

3. Projeto Dia de África. Este projeto acontece no marco comemorativo do Dia de África, data reconhecida pelos povos africanos, nas dependências do CCS. Compreendendo palestras, oficinas, apresentações de música, dança, teatro livre, poesia e feira de artesanato.
E, tem como objetivos, difundir e valorizar a influência da cultura africana, nos costumes e cultura dos brasileiros, celebrando a integração entre os povos e a diversidade cultural;

4. Aula Inaugural. Este Projeto é o gesto de boas vindas aos alunos que chegam cheios de sonhos, anseios e incertezas. Uma recepção que acolha com arte, bem estar e que fomente boas práticas na vida Universitária, pode influenciar positivamente toda a comunidade Universitária, além de toda passagem de cada aluno pela UFRJ. O evento acontece na primeira semana de aula com palestra e apresentação artística e tem por objetivo recepcionar os novos alunos, promovendo a integração, através do conhecimento e da arte, fomentando boas práticas no ambiente Universitário.

5. Projeto Arena Cultural. A atual gestão vem, através deste projeto, consolidando o teatro de Arena do CCS como um espaço alternativo de arte. Através de constantes apresentações de música, dança, teatro, folclore e poesia, o Teatro de Arena do CCS, vive o Arena Cultural. Com essa iniciativa o CCS passa a ter maior evidencia no cenário artístico da
Universidade Federal do Rio de Janeiro e se consolidando como um espaço de fomento a arte e cultura. Acontece uma ou duas quartas-feiras por mês, de acordo com a agenda Universitária, envolvendo alunos servidores(docentes e técnicos-administrativos) numa atmosfera de arte e cultura. Objetiva promover um ambiente de integração através da arte, ajudando a fortalecer a Universidade como espaço de cultura livre e diversidade.

6. Projeto Dia da América Latina. O Dia de América Latina foi um enorme sucesso na programação 2011 do CCS. O evento envolveu a comunidade Universitária e contou com importantes personalidades e a participação de vários consulados. Esta iniciativa, tende a se consolidar como uma tradição na Universidade, que, além das diversas relações acadêmicas, compreende um significativo número de alunos latinos. Consiste num seminário, exposição de arte latina, feira de livros e artesanato, apresentação de música, dança e poesia latinas e exibição de filmes. O dia da América Latina tem por objetivo difundir e valorizar a integração latinoamericana, difundir as manifestações de arte e cultura atinoamericanas, celebrando a integração entre os povos e a diversidade cultural.

EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS ESPECIAIS DO CCS

Coordenador: Roberto Santos de Oliveira

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Telefone: 3938-6490 

Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, No. 373, BL K, 2º. andar, sala 20, Centro de Ciências da
Saúde, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Brasil. CEP: 21.942-902