Marca do CCS

Semana em homenagem ao Musicoterapeuta


por:Assessoria de Comunicação do CCS
publicado em: 14/09/2020

Na próxima terça-feira (15), comemoramos no Brasil o dia do Musicoterapeuta, profissional da área da saúde, que se utiliza dos sons e suas propriedades, bem como da música, com objetivos terapêuticos na promoção da vida e do desenvolvimento humano por meio da prevenção, reabilitação ou tratamento.

A Musicoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Educação desde 1978, a partir da formação da primei- ra turma do Curso de Graduação em Musicoterapia, fundado em 1972 por Cecília Conde, Gabriele Souza e Silva e Doris Hoyer no Conservatório Brasileiro de Música. Para uma profissão tão jovem em um país de dimensões continentais, quando pensamos no Brasil, ela tem apenas 44 anos de existência, conseguimos avanços signifi- cativos. Neste período, mais seis outros cursos de graduação foram criados, quatro deles em instituições públi- cas, além vários cursos de especialização distribuídos em todas as regiões do Brasil, uma vez que ainda não somos uma profissão regulamentada.

Foi pensando nisso, em somar para potencializar, que o Curso de Graduação em Musicoterapia da Universida- de Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); a Universidade Federal de Goiás (UFG); a Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG); O Conservatório Brasileiro de Música (CBM); as Faculdades EST - Rio Grande do Sul e o Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate se uniram para celebrar a data por meio de uma semana de atividades compostas por conferências, palestras, saraus e rodas de conversa. O objetivo é de difundir a profissão e homenagear o Musi- coterapeuta e a Musicoterapia.

A Profa. Beatriz Salles, idealizadora do projeto diz que o intuito é transformar a semana em um evento de perio- dicidade anual com o propósito de criar mais parcerias inter-institucionais, difundir a profissão, integrar os corpos docentes/discentes e ampliar o espectro atuação do musicoterapeuta no país. Todos as atividades oferecidas são gratuitas, debaterão temas relacionados à importância do musicoterapeuta como profissional da saúde e serão transmitidos ao vivo.

Abaixo encaminhamos a programação por Universidade.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro integra a programação e abre suas atividades no dia 15/09 as 10h00 com a conferência “A música como imunogênese cultural”, com o renomado musicoterapeuta Norueguês Even Ruud, autor de vários livros que são referência para a formação de todo estudante de Musicoterapia estará lançando seu novo livro, “Toward of a Sociology of Music Therapie: Musicking as a Cultural Immunogen”. (Rumo a uma sociologia da musicoterapia: Musicking como um imunogênio cultural), que aborda como a musicoterapia pode expandir sua base teórica em direção à sociologia, a fim de atender a alguns dos principais desafios de saúde nas sociedades contemporâneas. Com base no pensamento pós-estrutural e pós-humanista, este livro defende uma nova compreensão da disciplina da musicoterapia, bem como descreve as principais áreas de prática que podem estender os serviços de musicoterapia na saúde pública.

O livro, ainda sem tradução para o português pode ser adquirido pela Editora Barcelona. https://www.barcelonapublishers.com. A transmissão do evento será pelo canal da Musicoterapia UFRJ no You Tube ou pelo link (https://www.youtube.com/channel/UCnTvbupaT0bMKesrL0XkyFg)

No mesmo dia, as 17h00, na XXIII Roda de Conversa da Frente Estamira CAPS, promovida pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Saúde Mental (NUPPSAM) será a vez das Musicoterapeutas Mt. Andrea Farnet- tane diretora do CAPS João Ferreira, da Mt. Cris Brasil e o médico da família Dr. Rodrigo Pereira falarem sobre a “Importância do Musicoterapeuta no CAPS”, com transmissão ao vivo pelo Canal Nuppsam no You Tube (https://www.youtube.com/channel/UClHkEJbufHv3ofGW4DjWJfg)

Na quarta feira dia 16/09, as 16h00, o Projeto de Extensão Oficinas Musicais sob a Coordenação do Musicotera- peutas Gunnar Taets, Marly Chagas e Beatriz Salles terá como tema “Contos e Cantos: Como foi seu encontro com a musicoterapia?” Nesta live os participantes poderão dedicar músicas ao seu musicoterapeuta, cantar ou contar como este profissional o ajudou em algum momento de sua vida. (@oficinas_musicais_ufrj)
No dia 17/09, as 16h00 a Musicoterapeuta Marly Chagas, egressa do Conservatório Brasileiro de Música e hoje docente na UFRJ estará conversando com a Profa. Dr. Lia Rejane Mendes Barcellos e o Prof. Dr. Marco Antônio Almeida sobre “A importância do Conservatório Brasileiro de Música no panorama internacional da musicotera- pia:Trazendo o mundo para o Brasil” com transmissão ao vivo pelo canal musicoterapia UFRJ.

Na Universidade Estadual do Paraná a programação para o dia 15.9 (terça-feira), Dia do Musicoterapeuta, inte- gra as atividades do XIX Encontro de Musicoterapia da UNESPAR, está mais que especial, com Sarau e pales- tras de Melissa Mercadal-Brotons e Gabriel Federico.

As atividades começarão às 8h30, com o Sarau coordenado pelos Profs. Ms. Lydio Roberto e Ms. Hermes Soares e pelo aluno Fernando Senda, seguindo-se, das 9h30 às 10h, a palestra da musicoterapeuta PhD Melissa Merca- dal-Brotons, presidente da WFMT na gestão que findou neste ano, mediada pela Prof.a Dr.a Noemi Ansay, com o tema "Memórias do Mundial de Musicoterapia na África do Sul". (Link: https://meet.google.com/erz-ytmk-aay)

E, às 19h30, terá início a palestra proferida pelo musicoterapeuta argentino Dr. Gabriel Federico e mediada pela musicoterapeuta Gizely Delmonico, atual presidente da AMT-PR, com o tema "Musicoterapia pré-natal". (Link: https://meet.google.com/mzk-mivf-kfm)

Na UFG, teremos uma edição comemorativa do projeto Acolhida Virtual da Musicoterapia sob a coordenação da Profa. Dra. Fernanda Valentim, onde receberemos a Dra. Lia Rejane Mendes Barcellos e as docentes do curso de Musicoterapia da UFG Dra. Claudia Zanini, Dra. Tereza Raquel, Dra. Sandra Rocha, Dra. Eliamar Fleury para falar sobre “A Graduação em Musicoterapia na UFG: da implantação à atualidade”, com transmissão ao vivo pelo canal EMAC e UFG Oficial.

No dia 17/09, quinta feira, as 19h30, a Universidade Federal de Minas Gerais realizará o já tradicional Ciclo de Palestras onde o Prof. Ms Frederico Pedrosa estará conversando com a Dra. Cybelle Loureiro, coordenadora do curso, sobre “A construção da Graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia” com transmissão pelo Zoom ID: 858 2949 9107 - Senha: 821447

No mesmo dia às 19h30, a Faculdade EST do Rio Grande do Sul, dentro das atividades da XVII Semana de Musicoterapia, promove a Palestra “Pesquisa em Estética, Saúde e Musicalidades’’ com as Musicoterapeutas M.a Claudia Braga e Dr.a Laura Schmidt com transmissão ao vivo pelo Canal Faculdades EST no You Tube.

A Faculdade Metropolitanas Unidas, integrante da rede internacional de universidades Laureate abre e encerra a semana com duas atividades. Na segunda-feira, 14 de setembro, as 9h00 com o tema: Avaliação da Atenção em Musicoterapia, proferida pela Dra. Juanita Eslava Mejìa (presidente do CLAM - Comitê Latino-americano de Musicoterapia e mestre em Musicoterapia pela Temple University) e Mt. Camila Acosta Gonçalves. Na sexta-fei- ra, 18 de setembro, também as 9h00 o tema da palestra será ‘Nordoff-Robbins e Musicoterapia Musicocentra- da’, realizada e pelo Dr. André Brandalise, os dois eventos com transmissão ao vivo pelo canal FMU Oficial no You Tube.

Para ter acesso a programação completa acesse: www.ipub.ufrj.br/eventos/semana_musicoterapeuta ou pelo site: www.ipub.ufrj.br

Para maiores informações: Beatriz Salles (21) 998702912