Marca do CCS

CCS sedia evento de Biotecnologia Vegetal

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, encontro reuniu pesquisadores da UFRJ e de outras instituições

Fotografia mostra mesa redonda do evento com três mulheres e um homem. No canto esquerdo da imagem outro homem fala ao microfone.
Evento organizado pelo PBV trouxe convidados nacionais e internacionais | Foto: Renato Mariz (CCS/UFRJ)

por:Carolina Correia (CCS/UFRJ)
publicado em: 19/12/2024

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) recebeu, entre os dias 12 e 13 de dezembro, o VIII Encontro Internacional de Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos (PBV), contou com palestras, flash talks, mesas-redondas e apresentações.

Com foco na criação de uma rede de contatos entre pesquisadores da área, o encontro reuniu cientistas da UFRJ, de instituições nacionais e internacionais, além de empresas do setor, tanto presencialmente quanto online.

Mulher negra fala ao microfone
Estudante haitiana fala durante o evento | Foto: Artur Moês (CCS/UFRJ)

Segundo Mateus Uchoa, doutorando do PBV, a oitava edição do evento resultou em uma integração positiva entre o programa e projetos de outras instituições de pesquisa. O estudante destaca uma parceria com pesquisadores haitianos dedicados à educação.

“Um dos pontos mais importantes foi a internacionalização do evento, que conseguimos realizar neste ano com palestras internacionais e uma forte adesão do público de forma presencial", comemora.

Uchoa também ressaltou que o evento representa uma excelente oportunidade para que os pesquisadores possam entrar em contato com novas linhas de pesquisa e ideias. Com a participação de estudantes de graduação, alunos da UFRJ e de outras universidades, como UERJ e UFF, puderam compartilhar suas experiências.

“Essa troca de informações pode ajudar os participantes a perceberem aspectos que ainda não haviam notado. É gratificante ver cada membro do programa compartilhando suas descobertas em novas áreas e desenvolvendo essa rede de contatos", conclui o doutorando.

Conheça mais sobre o PBV no Instagram do programa.