Marca do CCS

Exposição Árvore da Vida ganha novas peças

Iniciativa do Instituto de Biologia completa seis anos com novidades no acervo

imagem principal do conteúdo Exposição Árvore da Vida ganha novas peças
Exposição do IB é gratuita e aberta a toda a comunidade | Foto: Renato Mariz (CCS/UFRJ)

por:Carolina Correia (Ascom/CCS)
publicado em: 31/07/2024ultima edição: 31/07/2024

A exposição Árvore da Vida, inaugurada pelo Instituto de Biologia (IB) em 2018, está com novidades! Entre as adições feitas ao acervo em 2024, estão o Espaço DNA, o Espaço Antártica e a exposição Saltando Além do Brejo.

O primeiro espaço conta com equipamentos utilizados na extração e sequenciamento de DNA, além de atividades interativas. A segunda, e mais recente, promove uma viagem pela fauna e flora da Antártica com animais e plantas nativos, além de ossos de diversas baleias, como a Jubarte. Já a exposição temporária Saltando Além do Brejo explora o universo dos anfíbios, com o objetivo de desmistificar os mitos negativos em relação a esses animais. A Escada Geológica também foi atualizada e mostra em cada degrau a evolução do planeta e o surgimento dos organismos

Imagem de corpo do texto do conteúdo Exposição Árvore da Vida ganha novas peças
Espaço Antártica é uma das novidades | Foto: Renato Mariz (CCS/UFRJ)

Inaugurada em comemoração aos 50 anos do IB, a exposição Árvore da Vida busca aproximar a UFRJ da sociedade de forma inclusiva, democratizando o acesso às coleções científicas biológicas. Margaret Maria de Oliveira, coordenadora de extensão do IB, conta que as coleções antes ficavam restritas ao meio acadêmico, mas agora podem enriquecer o aprendizado de professores e alunos de todo o ensino básico e superior.

Desde sua abertura, a exposição já recebeu cerca de 1.500 visitantes em encontros agendados, incluindo visitas do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), e mais de 6 mil visitas espontâneas.

Imagem de corpo do texto do conteúdo Exposição Árvore da Vida ganha novas peças
Acervo conta com peças da flora e da fauna brasileira, além de itens de pesquisadores | Foto: Renato Mariz (CCS/UFRJ)

“Atualmente, estamos buscando formas de aumentar a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva à nossa exposição, além de possibilitar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção, já que 80% dos itens expostos estão no saguão do segundo andar do Bloco A do IB e não temos elevador”, afirma Oliveira.

A exposição é gratuita e pode ser visitada no Bloco A do Centro de Ciências da Saúde. Para roteiros personalizados, as visitas devem ser agendadas pelo e-mail: exposicaoib@gmail.com. As atividades são elaboradas e guiadas pela equipe do projeto, que inclui alunos extensionistas, técnicos-administrativos e docentes. O roteiro aborda temas da biodiversidade brasileira, meio ambiente e evolução. Além das visitas, a equipe também oferece palestras sobre o tema e deve inaugurar, em breve, um podcast na Rádio UFRJ.

Imagem de corpo do texto do conteúdo Exposição Árvore da Vida ganha novas peças
Exposição fica no Bloco A do Centro de Ciências da Saúde| Foto: Renato Mariz (CCS/UFRJ)

Acompanhe a Árvore da Vida nas redes sociais para ficar por dentro das novidades da exposição.