Marca do CCS

Recicla CCS - Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como identificar a lixeira da coleta seletiva?

Os kits de coleta seletiva são aquelas dispostos lado a lado obedecendo ao padrão de cores, estabelecido pelo Conama nº275/2001, para os resíduos recicláveis: Papel (AZUL); Plástico (VERMELHO), Metal (AMARELO), Vidro (VERDE).

Como descartar resíduos recicláveis em pequeno e grande volume?

O CCS disponibiliza 236 lixeiras de 30L que estão distribuídos nos corredores dos três pavimentos para descarte de pequenos volumes e disponibiliza 3 kits de caçambas de 1000L no subsolo para descarte de grandes volumes.

Posso trazer meu resíduo de casa e descartar no CCS?

Sim. Entretanto como está sendo retirado do prédio do CCS, aqueles resíduos que necessitam de declaração (metais, eletrônicos e vidros) devem seguir o procedimento padrão de preenchimento do formulário.

O CCS possui local para descartar pilhas e baterias?

Sim. As Pilhas e Baterias devem ser descartadas nos coletores (cor LARANJA) fixados na parede. Localização: Nas Portarias dos Blocos A, L e K.

Qual o procedimento para descartar eletro-eletrônicos?

O descarte de eletro-eletrônicos é realizado mediante preenchimento deste formulário.

Como descartar vidros quebrados ou inteiros?

O Recicla aceita tanto vidros inteiros quanto vidros quebrados; porém somente vidro comum sem nenhum tipo de contaminação, como por exemplo copos, garrafas de bebida, dentre outros.

Posso descartar vidros de laboratório (proveta, becker, etc) que estejam limpos ou nunca foram usados?

Não. O Recicla-CCS não aceita vidros de laboratório em hipótese nenhuma. Esses vidros, mesmo limpos ou que nunca tenham sido usados devem ser descartados como perfurocortante, utilizando caixa descarpack e levando até uma caçamba de lixo infectante no subsolo do CCS.

Posso descartar vidro que já utilizei alguma vez resíduo infectante?

Não. Vidro contaminado com resíduo infectante deverá ser realizado pelo mesmo procedimento descrito para vidro de laboratório sem contaminação. Neste caso, ainda, deve-se verificar a necessidade de tratamento prévio (autoclavação por exemplo).

Posso descartar vidros que utilizei um resíduo químico, mas lavei com água e sabão?

Não. Vidros contaminados com resíduo químico devem ser armazenados em recipiente rígido e resistentes a ruptura e encaminhados para a operação de descarte químico. O recipiente não pode ter o símbolo de infectante e não pode ser utilizada caixa do tipo descarpack.

Posso descartar vidros que foram utilizados para armazenar solventes orgânicos?

Sim. Os frascos de vidro de alguns solventes orgânicos podem ser reciclados. Para isso, é necessário que os frascos tenham passado pelos procedimentos contidos no protocolo de reciclagem e o laboratório tenha cadastrado esse material para ser avaliado pela equipe de Biossegurança do CCS e entregue ao Recicla. O protocolo de reciclagem pode ser acessado através deste link. Nesse protocolo constam todos os procedimentos necessários para reciclagem desse tipo de material. Portanto, necessita-se passar primeiramente pela Biossegurança para depois ser encaminhado para o Recicla.