Marca do CCS

Acessibilidade e Inclusão

Coordenação de Acessibilidade e Inclusão

A Coordenação de Acessibilidade e Inclusão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é órgão de assessoramento da Decania e tem como missão o acompanhamento, orientação e organização de ações que assegurem a inclusão de estudantes com deficiência e ou transtornos, reduzindo ou eliminando as barreiras pedagógicas, de comunicação e de informação, avaliando também questões arquitetônicas. Trabalha junto à Coordenação de Integração Acadêmica do CCS, assim como no apoio às Superintendências e procura mediar junto à Reitoria e à Diretoria de Acessibilidade (SGAADA/DIRAC/UFRJ) o cumprimento dos requisitos legais de Acessibilidade e Inclusão do CCS.


Tem como órgão suplementar o Atendimento Multidisciplinar Especializado (AME) como cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) no que tange ao Atendimento Educacional Especializado – AEE preconizado também pelo Decreto 6.571/2008.


Também tem como órgão de assessoramento a Comissão de Acessibilidade composta por membros servidores do CCS que possuem deficiência e participam de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Inclusão.

Metas para o biênio 2024-2026

  1. Atendimento à legislação em vigor acerca dos alunos com deficiência em uma abordagem inclusiva;
  2. Estímulo e sensibilização da comunidade acadêmica para os assuntos de Acessibilidade e Inclusão dos estudantes com deficiência;
  3. Aprimoramento da qualidade de resposta ao corpo docente e diretores para os desafios de Acessibilidade e Inclusão do CCS;
  4. Desenvolvimento de condições de acesso dos estudantes com deficiência ingressante no CCS, com orientações e encontros presenciais e remotos;
  5. Estudo junto à Comissão de Acessibilidade e Inclusão para aprimoramento dos procedimentos sócio-metodológicos dos estudantes com deficiência, para melhoria do acesso e permanência nos diversos Cursos de Graduação do CCS e nas turmas que tenham necessidade de adaptações curriculares;
  6. Investigação, normatização e implementação de procedimentos de avaliação diferenciados para estudantes de deficiência, incluindo àqueles que tenham transtornos de linguagem e de comportamentos;
  7. Requisição de professores tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos estudantes com deficiência auditiva;
  8. Análise e acompanhamento da prática pedagógica junto aos estudantes com deficiência, promovendo o estudo da evasão e da permanência deste corpo acadêmico;
  9. Celebração de convênios com Institutos Especializados com o intuito de promover parcerias em prol da inclusão dos estudantes;
  10. Promoção de formação continuada de servidores para aprimoramento do corpo social na área de educação inclusiva;
  11. Participação da Comissão de Interdisciplinar de Acesso de estudantes com deficiência da UFRJ, junto à DIRAC/SGAADA.