O Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFRJ (criado pela portaria de nº 3660/2019 publicada no BUFRJ n° 15 de 09/05/19) tem por finalidade a produção e manutenção de Rattus norvegicus e Mus muscullus de qualidade para a docência e pesquisa científica.
Espécies criadas e mantidas:
Para Rattus norvegicus:
- WISTAR (heterogênico)
Para Mus muscullus:
- Swiss (heterogênico)
- C57BL/6 (isogênico)
- Balb/c (isogênico)
- 129/SVE (isogênico)
- C3H (isogênico)
Também é realizada a produção e manutenção de Mus muscullus OGM (organismo geneticamente modificado). Para saber mais detalhes, por favor, entre em contato: lat@ccsdecania.ufrj.br. (mailto:lat@ccsdecania.ufrj.br)
Fornecimento dos Animais:
São fornecidos machos e fêmeas entre 3 a 8 semanas de vida de acordo com solicitação realizada por email.
As solicitações serão atendidas por ordem de registro em nosso sistema.
Todas as solicitações devem vir acompanhadas de carta da CEUA com aprovação dentro da vigência.
Solicitação dos Animais:
A solicitação dos animais deverá ser realizada com pelo menos 2 meses de antecedência para que o biotério seja capaz de realizar o dimensionamento da colônia e atender o pedido. Devido à grande demanda de animais das linhagens C57BL/6 e BALB/c, é importante que o pesquisador faça um planejamento e solicite os animais com antecedência.
Entrega dos Animais:
Após o biotério dispor dos animais solicitados, será enviado um e-mail para o responsável pela reserva informando a disponibilidade, o mesmo terá um prazo de 3 dias úteis para dar retorno. Na ausência da confirmação o usuário retornará ao final da lista e os animais serão fornecidos para o próximo cadastrado no sistema.
Após a confirmação da liberação dos animais por email, a entrega dos mesmos será realizada com horário agendado nos locais respectivos às espécies em questão, conforme abaixo:
Para Rattus norvegiccus - Interblocos F/G - biotério Central de Ratos.
Para Mus muscullus (wild type) - Sub-solo Bloco E sala 19. - biotério Central de Camundongos.
Para Mus muscullus OGM - Polo de Biotecnologia do Parque Tecnológico da UFRJ - térreo - Laboratório de Animais Transgênicos.
Emails para Contato:
Para Rattus norvegicus - bcr@ccsdecania.ufrj.br; (mailto:bcr@ccsdecania.ufrj.br)
Para Mus muscullus (wild type) - bcc@ccsdecania.ufrj.br; (mailto:bcc@ccsdecania.ufrj.br)
Para Mus muscullus OGM - lat@ccsdecania.ufrj.br (mailto:lat@ccsdecania.ufrj.br) / Tel: 38809323. (tel:+552138809323)
Controle Sanitário dos Animais:
Os animais são testados periodicamente para diversos patógenos:
bactérias - Cilia-associated respiratory bacillus (CARB); Mycoplasma pulmonis (MPUL).
vírus - Ectromelia virus (ECTRO); Epizootic diarrhoea of infant mice virus (EDIM); Hantavirus (HNT); Lymphocytic choriomeningitis virus (LCMV); Minute virus of mice (MVM, MMV); Mouse adenovirus (MAV 1 and 2); Mouse cytomegalovirus (MCMV); Mouse hepatitis virus (MHV); Mouse parvovirus (MPV 1 and 2); Mouse pneumonitis virus (K); Mouse thymic virus (MTV; MTLV); Murine norovirus (MNV); Pneumonia virus of mice (PVM); Polyoma virus (POLY); Reovirus (REO); Sendai virus (SEND); Kilham rat virus (RV, KRV); Rat minute virus (RMV); Rat parvovirus (RPV); Rat theilovirus (RTV); Sialodacryadenitis/rat coronavirus (SDAV, RCV); Toolan's H-1 virus (H-1).
protozoários - Encephalitozoon cuniculi (ECUN).