A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade, com importante papel também na formação do estudante. Dessa forma, a extensão possibilita a formação curricular de modo mais abrangente, já que o campo de conhecimento ultrapassa a rotina da sala de aula por permitir que o profissional atue diretamente no foco da demanda social (Carneiro et. al., Rev. Bras. Educ. Med. 35 (2) 283-288, 2011).
Como um dos pilares da universidade, a extensão universitária é reconhecida na Constituição Brasileira como uma ação indissociável por propiciar a articulação do ensino com a pesquisa, além do dialogar com a sociedade, disponibilizando o Saber aos diversos setores da sociedade através de diálogo permanente.
O Centro de Ciências da Saúde congrega Unidades Acadêmicas e Suplementares engajadas com a realização de diversas ações extencionistas, que se consolidam na forma de Programas, Projetos, Cursos, Eventos, com diálogo solidificado na Câmara de Extensão.
Entende-se por:
Programa: o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.
Projeto: ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode estar vinculado a um Programa (forma preferencial) ou ser registrado como "projeto sem vínculo".
Curso: ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas, e critérios de avaliação definidos.
Evento: ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade para um público-alvo majoritariamente externo à UFRJ.