Professores da Faculdade de Medicina recebem título de eméritos da UFRJ
Honraria é atribuída em reconhecimento a grandes contribuições prestadas à ciência, ao ensino e, em particular, à Universidade

Na terça-feira, 1º/4, os professores da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Antônio Carlos Pires de Carvalho, Edson dos Santos Marchiori, José Roberto Lapa e Silva, Manuel Domingos da Cruz Gonçalves e Sheila Knupp Feitosa de Oliveira receberam, em cerimônia realizada no prédio da Reitoria, o título de professores eméritos. A honraria é atribuída aos docentes aposentados que, ao longo de sua carreira, prestaram serviços de excepcional relevância à Universidade.
Além dos agraciados, o evento de diplomação e outorga de medalhas contou com a presença do decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Luiz Eurico Nasciutti; da vice-diretora da Faculdade de Medicina, professora Izabel Calland Ricarte Beserra; e do reitor e da vice-reitora da UFRJ, os professores Roberto Medronho e Cássia Turci, respectivamente.
Para o reitor, a honraria não apenas celebra o professor, mas também enaltece a própria Universidade. “Os senhores fazem parte agora de uma galeria extremamente seleta de grandes nomes que a UFRJ, em especial a Faculdade de Medicina, já legou para este país, nomes que fizeram história no Brasil inteiro, como, por exemplo, Emílio Ribas, que dá nome ao maior hospital de infectologia do país, Hilário de Gouveia, Oswaldo Cruz, Miguel Couto, Carlos Chagas, Carlos Chagas Filho, Evandro Chagas… um “panteão” de grandes nomes que ajudaram a melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Medronho. “Como ex-aluno, posso testemunhar a dedicação, o empenho e toda a expertise que os senhores nos legaram”, acrescentou o reitor, graduado em Medicina pela UFRJ em 1982.
“Nesses anos todos de UFRJ, acho que essa é a primeira vez que participo de uma cerimônia com cinco professores eméritos. Cerimônias de emerência sempre me emocionam muito, porque ganhar esse título é o reconhecimento de toda uma vida”, disse a vice-reitora.
Leia o texto completo no site da UFRJ e conheça alguns dos homenageados na série Eméritos 2024 realizada pela Ascom/CCS.